O que é o Zodíaco?

Falar sobre signos hoje em dia já pode ser considerado lugar comum. Apesar disso, muitas pessoas não sabem explicar o que é, ou de onde vem o chamado Zodíaco! 
Teoriza-se que em todas as culturas do mundo os seres humanos olhavam para o céu em busca de sinais para guiar as suas escolhas. Contudo, os primeiros registros escritos da Astrologia foram encontrados na civilização dos Caldeus, onde hoje é o Iraque. Foi desta civilização que surgiu o Patriarca Abraão, da Bíblia. A medida em que os impérios ascendiam e decaíam, este conhecimento foi sendo disseminado pelo mundo. Entre essas ascensões e quedas, a História testemunhou a campanha militar de Alexandre, o Grande, para tentar conquistar a Índia. Sua campanha não teve sucesso, ficou restrita apenas a algumas regiões do noroeste e norte da Índia, e influenciou a cultura e a política indiana - Chandragupta Máuria, um revoltoso que conseguiu se refugiar entre as tropas de Alexandre, o Grande, foi o fundador do Império Máuria, que ocupou quase todo o território atual da Índia. 
Supõe-se que, no contexto dessas investidas gregas contra o território indiano, a Astrologia tenha sido disseminada por este continente também. 

Busto de Alexandre, o Grande
MAS O QUE É O ZODÍACO?

Para entender o que é o zodíaco, precisamos pensar sob o ponto de vista de quem está na Terra, olhando para o céu. Sob esta perspectiva, os antigos denominaram de "Eclíptica" uma linha imaginária, que representa o trajeto que o sol realiza no céu. É possível determinar uma faixa imaginária, espalhando-se por 8 graus acima e 8 graus abaixo da Eclíptica, formando a projeção de uma "faixa" circular ao redor da Terra. Nesta "faixa" encontram-se 12 constelações, que receberam os nomes de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Portanto, o Zodíaco é esta "faixa" imaginário, cuja linha central é a Eclíptica, e na qual se pode observar as 12 constelações que representam os signos.
Por se tratar de uma "faixa" circular, esta pode ser dividia em 360 graus. Dividindo-se 360 por 12, temos que cada constelação ocupa aproximadamente 30 graus desta faixa. Abaixo estou incorporando um vídeo que pode ilustrar de forma didática o que vem a ser o Zodíaco!